Ensaio da fotógrafa Carú Leão apresenta a nudez com um olhar sobre a diversidade

O conservadorismo não passa nas lentes onde a pluralidade é o foco. Os filtros são apenas formas de exclusão e nunca refletem a essência. A primeira Sem Filtro vai de encontro com o que mira os olhos da fotógrafa Carú Leão.




Você já fotografava antes do curso de artes visuais ?

Só fotografava as minhas viagens.
O nu começou quando eu passei a tirar fotos minhas sem roupa.


Você tem um olhar bem gostoso pra fotografia, passa mensagem crua e transparente. De certa forma, começar tirando foto de si, foi uma maneira de ir quebrando um tabu e ficando mais a vontade com a nudez?

Nunca tive grandes problemas em ficar sem roupa, aliás, detesto, mas os famosos nudes tem uma libertação e tanto, e a ideia de tirar fotos é justamente para que a pessoa se liberte e isso eu consigo muito bem com meus modelos.



Quando começou o interesse por fotografar pessoas nuas? Você expôs suas fotos nuas e despertou interesse em outras pessoas?
Conta um pouquinho o começo desse projeto...

Começou quando eu estava fazendo residência artística e a base do trabalho era fotos, pois bem... tive a ideia de fazer um livro de fotos e histórias dos fotografados (o que deu bem certo) e além de fotógrafa sou ouvinte, e quanta história interessante escutei.
Esse projeto e minhas fotos pessoais despertou nas amigas, que nunca tinham tirado os famosos nudes, a começarem a tirar e me mandar pra eu ver e dar dicas. Quando eu coloco foto minha tem sempre o boy chato que não entende o trampo e te manda aquelas mensagens depois, enfim, isso faz parte.

Hahaha... sei bem como é.
E tu costuma mandar uns nudes?

Opaaaaa! Claro que seleciono as pessoas pra fazer isso hahahhaahha, afinal é investimento hahhahahaha. Bem lembrado faz tempo que não faço, vou retomar isso hahahha


Boooa!
Eh Caruuuúúú... tem muitas fotógrafas que fazem ensaios de nu dizendo ter uma proposta de quebra de esteriótipos, quando a gente vai ver, só aquelas meninas dreadzinho, tatuadinhas, peitinho durinho no pique da revista Trip... o que você acha disso ai?

Acho uó! Não me meto cada um no seu quadrado eu gosto de fotografar o ser humano, como eu falo por aí, eu não tenho gênero, mas...






Carú, você é artista visual especializada em desenho de moda. Onde o nu e a moda se encontram ou se desencontram? Ou nesse trabalho a inspiração da moda não é presente?

Antes de fazer artes eu fiz moda, mas não é pra mim não às vezes me arrisco em um desenho e outro, uma costura ali, mas não gosto muito de moda e tenho ideias geniais, mas que ficam no plano das ideias.

Ao mesmo tempo que a sociedade tem demonstrado ideias bem conservadoras, existem muitos artistas e muitos outros loucos que sempre estão na contramão... Você acha que o nu ainda choca?

Ainda tem sim um lance com as fotos... Quanto mais a pessoa diz que "tá feia, que tá gorda, e todos os bla bla bla", eu quero provar pra ela que ela tá errada
Sempre choca, tanto que pra postar foto nas redes sociais você tem que colocar as famosas tarjas, o que me deixa puta pra CARALHOOOOO nunca ninguém viu um peito uma bunda? Puta saco esse povo!


Essa galera que você já fotografou nua, conta um pouquinho? São amigos, anarquistas, sonhadores, são dos movimentos sociais, ativistas...

São amigos,amigos de amigos, pessoas que ficaram sabendo e tem vontade de fazer fotos, as vezes eu convido a pessoa, as vezes me enrolam pq tem vergonha mas no final aparecem.

Tem gente que te procura e tem vergonha de ficar nú para tu?

Geralmente eu já atendo a porta de calcinha.. hahahahhaha pra quebrar o gelo

Bom eu nunca fotografei homem hétero, talvez tenha que mudar a roupa hahahahahha, mas uma coisa que aprendi com um artista é nunca transe com os seus modelos, trabalho é trabalho, e eu levo isso pra vida.

Nunca transou com um modelo?
ou mulher
um ou uma..
tipo antes do artista te ensinar

Não. Tenho bem trabalhado esse lance de sair com modelos, aliás eu tenho preguiça de sair com as pessoas. Antes também não. As pessoas nem imaginam, mas eu sou tímida pra caralho hahahahahha.

A nudez e a sexualidade são coisas distintas. Na suas fotos vejo mais as coisas cruas do que o sexy, a gente vê os modelos bem a vonts, qual segredo pra fazer essas fotos? Faz umas piadas, pede pra relaxar, queima um, toma uma? conta um pouquinho do que rola e o que já rolou.

Piada eu sempre faço hahhahahaha, os modelos sempre me perguntam o que eles tem que fazer e eu respondo "ser você", eu quero fotografar você e não uma pose, as vezes o modelo traz um baseadinho ou um vinho mas eu não bebo e nem fumo o que faz tudo ser mais a vontade ainda.






Nú artístico, nú sexual, nú sensual, de toda foma sempre bem acessadas seja na banca ou na internet, tudo isso ainda um tanto proibido, será a proibição e a censura que faz a nudez ainda ser um tabu ou é o tipo de mídia que divulga o 'nú na maldade' pra vender o sexo?

Onde tem censura caga tudo, e eu tô aqui pra reclamar das tarjas nas fotos, das pessoas reprimidas que não pode ver uma foto de gente pelada que já faz mil críticas. Ahhhhh vai todo mundo se fuder! As pessoas tinham que se aceitar e parar de cuidar da vida do outro, o que o outro faz não me interessa sabe? Aí sim, a nudez vai ser encarada de outra forma.




Uma utimazinha...
Qual o sentimento? O que você quer botar na cuca e deseja despertar nas pessoas que acompanham esse teu trabalho lindo?
Anarquizar a pooorra tooooodaaa? hahhaha

Eu quero que as pessoas sejam lindas como elas são e acabar com essa porra de padrões e se façam presente no mundo. Sou assim e vocês que se fodam!






Acompanhe a Carú Leão no Instagam 

@caru.leao













Sem Fitro - Ensaios de nudez da vida real. Retratistas se revezam e apresentam trabalhos contundentes com um novo olhar sobre gênero, comportamento e opinião.
Share on Google Plus